Imagem Grega e Romana

Imagem Grega e Romana

sábado, 21 de agosto de 2010



Auto retrato(1794).
Jacques-Louis David (Paris, 30 de agosto de 1748 –Bruxelas, 29 de dezembro de 1825) foi um pintor francês, o mais característico representante do neoclassicismo. Controlou durante anos a atividade artística francesa, sendo o pintor oficial da Corte Francesa e de Napoleão Bonaparte.

Ele nasceu de uma família parisiense. Quando tinha nove anos seu pai foi morto em duelo, e sua mãe o deu para os seus tios, que o mandaram para uma grande colegio, chamada: Collège des Quatre-Nations, mas ele nunca foi um bom aluno - sofria de um tumor na cara que afetava sua fala, e passava o tempo desenhando. Ele queria ser pintor, mas sua mãe e seus tios queriam que ele fosse um arquiteto. Vencendo a oposição, tentou se tornar aluno de François Boucher, principal pintor de sua época, que era também seu parente distante. Mas Boucher o enviou para aprender com Joseph Marie Vien, um artista, e o jovem ingressou então na Academia Real.
Tentou o Prêmio de Roma por quatro vezes, perdeu todas. Depois do quarto fracasso fez uma greve de fome, mas não a levou ao cabo. Finalmente em 1774 teve sucesso, dirigindo-se a Roma, para ingressar na Academia de Roma, e a ajuda do professor Vien o poupou de um estágio preliminar em outra escola. Lá pintou inúmeros desenhos e esboços das ruínas da cidade histórica, material que o forneceu inspiração para as arquiteturas de suas telas ao longo de toda a vida. Estudando os antigos mestres, sentia uma preferencia por Rafael Sanzio, e ao visitar Pompeia ficou maravilhado. Depois destas impressões tão fortes decidiu adotar em seus trabalhos um estilo de acordo com os conceitos do classicismo.


Sua convivência com os colegas na Academia de roma não era fácil, mas em geral era-lhe reconhecido o gênio. Depois de cinco anos na capital italiana voltou a Paris, onde teve uma recepção calorosa, que lhe abriu as portas da Academia Real, para onde enviou duas pinturas de admissão, as duas incuídas no Salão de 1781, uma honrosa exceção as leis rígidas do concurso. Alguns membros da academia eram hostis com ele, mas teve o favor real de poder instalar-se no Louvre, um privilégio dado a somente grandes artistas. Recebeu uma encomenda do rei para pintar Horácio defendido por seu pai, mas ele argumentou que só em Roma poderia pintar romanos, e conseguiu de seu padrinho os recursos necessários para a viagem.
Novamente em Roma, David pintou O juramento de horácios(1784), uma de suas primeiras obras-primas.

David apoiou a Revolução francesa desde o início. Enquanto outros deixavam o país em busca de novas oportunidades, David permaneceu para auxiliar na queda do antigo modelo de governo.

Napoleão e David admiravam-se. David desde o primeiro encontro ficara impressionado com o então general, e quando este subiu ao trono David pediu para fazer o seu retrato. Depois o pintou na cena da coroação, nas bodas com Josefina, outra grande composição, Passagem dos Alpes, montado em um fogoso cavalo. Por sua vez, Napoleão o indicou pintor oficial da corte, e pediu que ele o acompanhasse na campanha do Egito, mas o pintor recusou, falando que era velho demais para aventuras, e enviou em seu lugar um de seus estudantes, Antoine-Jean Gros.
Quando a monarquia Bourbon foi restaurada, David foi um dos proscritos. Contudo Luís XVIII ofereceu-lhe uma posição na corte, mas David recusou, preferindo o auto-exílio em Bruxelas. Lá pintou Cupido e Psiquê, vivendo tranqüilamente com sua esposa, e dedicando-se a composições em pequena escala e a retratos. Sua última grande criação foi Marte desarmado por Vênus e as três Graças, terminada um ano antes de sua morte. Ele desejava que a obra fosse o seu testamento artístico. Exposta em Paris, reuniu uma multidão de admiradores.
Faleceu em 29 de dezembro de 1825. Seu espólio (Conjunto de bens que ficam por morte de alguém) foi vendido, mas as pinturas remanescentes obtiveram baixos valores. Por suas atividades revolucionárias seu corpo foi impedido de retornar à pátria, e foi sepultado no Cemitério Evere em Bruxelas. Seu coração, porém, repousa no cemitério Père Lachaise, em Paris.














1º imagem:Marte desarmado por Vênus e as três Graças, 1824
2º imagem:Páris e Helena, 1788
3º imagem:Andrômeda lamentando Heitor, 1783.
4º imagem:Antíoco e Estratônica, 1774
5º imagem:Leônidas nas Termópilas, 1814

Fontes
http://www.emdiv.com.br/arte/enciclopediadaarte/1093-jacques-louis-david-e-o-neoclassicismo.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jacques-Louis_David

Data de visualização dos sites: 21/08/2010

Gabriel 6F nº10

Nenhum comentário:

Postar um comentário