Imagem Grega e Romana

Imagem Grega e Romana

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Neoclassicismo-Antonio Canova

Lucas Suzuki N 19 6F


Neoclassicismo

A pintura do neoclassicismo desenvolve-se durante o final do século XVII a partir de França, como reacção aos excessos do barroco e do rocóco, no contexto cultural do iluminoso e da influência da Antiguidade Clássica, impulsionada pelas escavações das cidades da Roma Antiga, Pompeia e Herculano.


Antonio Canova

Nasceu em Possagno, Republica da Veneza no dia 1 de Novembro de 1757. Ele era órfão desde criança, foi trabalhar como aprendiz no ateliê de Giuseppe Bernardi. Em 1779 mudou-se para Roma e estudou as grandes obras clássicas, que exerceram sobre ele profunda impressão. O grupo "Dédalo e Ícaro", realizado em seu próprio ateliê veneziano, foi a primeira obra a assinalar o abandono do estilo barroco. Antonio Canova faleceu em Veneza em 13 de Outubro de 1822

Foi um desenhista, pintor, antiquário e arquitecto, mas ele é lembrado como um escultor desenvolvendo uma carreira longa e produtiva. Seu estilo foi fortemente inspirado na arte Grega Antiga.

Foi considerado um dos maiores escultores europeus desde Bernini, sendo celebrado por toda parte. Sua contribuição para a consolidação da arte neoclássica só se compara à do teórico Johann Joachim Winckelmann e à do pintor Jacques-Louis David, mas não foi insensível à influência do Romantismo. Não teve aprendizes regulares, mas influenciou a escultura de toda a Europa em sua geração, atraindo inclusive artistas dos Estados Unidos, permanecendo como uma referência ao longo de todo o século XIX.

The three graces e Sleeping nynph



Fontes :

http://www.pitoresco.com.br/escultura/canova/canova.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Antonio_Canova



Nenhum comentário:

Postar um comentário