Imagem Grega e Romana

Imagem Grega e Romana

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Pintura Egipcia


Grande parte das pinturas eram feitas nas paredes das pirâmides. Estas obras mostravam a vida dos faraós, as ações dos deuses, a vida após a morte e outros temas da vida religiosa. Estes desenhos eram feitos de maneira que as figuras eram mostradas de perfil. Os egípcios não trabalhavam com a técnica das imagens tridimensionais. Os desenhos eram acompanhados de textos, feitos em escrita hieroglífica (as palavras e expressões eram representadas por desenhos).
As tintas eram obtidas na natureza (pó de minérios, substâncias orgânicas, etc).
A
pintura do Antigo Egito significou um ressurgimento da pintura, muitos anos após às pinturas rupestres. No Antigo Egito , os artistas estavam mais interessados na arquitetura e na escultura, por isso muitas da
s pinturas que ainda permanecem são decorações de tumbas.
No Antigo Egito a pintura aplica-se a espaços arquitetônicos, especialmente aqueles relacionados com o culto dos mortos, como túmulos de faraós.Os egípcios ricos tinham murais em casa, elaborados em estilos de rica textura.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgS_-1h_Fm6hlWR2TAJWUsvVrIvKuXN4rMEY9au3JWUBMKk_ONt3bwvjjZEQETLiUKw6dT5lHd-M_FIeyq5A5iKn2or1uUGc8dNfEYSdgMiBBf6KKXcxOI2QhV5W51_QVyZkWnrWcmAlIMP/s400/menna&familyFishing&Fowling-PinturaMuralT%C3%BAmuloMenna,Thebes,1.jpg
Pintura no túmulo de Mena e no túmulo de Nefertari.

Existem pinturas encontradas em papiros e juntamente com hieróglifos. Os rolos de papiros têm rolos como peça fundamental os Livros dos Mortos, ricamente decorados, onde continham instruções para se guiarem depois da morte e eram colocados junto ao defunto, no interior da tumba.

As cores não cumpriam apenas a sua função primária decorativa, mas encontravam-se carregadas de simbolismo, que se descreve de seguida:

  • Preto (kem): era obtido a partir do carvão de madeira ou de pirolusite. Estava associado à noite e à morte, mas também poderia representar a fertilidade e a regeneração. Este último aspecto encontra-se relacionado com as inundações anuais do Nilo.
  • Branco (hedj): obtido a partir da cal ou do gesso, era a cor da pureza e da verdade.
  • Vermelho (decher): obtido a partir de ocres. O seu significado era ambivalente: por um lado representava a energia, o poder e a sexualidade.
  • Amarelo (ketj): para criarem o amarelo, os Egípcios recorriam ao óxido de ferro hidratado. Dado que o sol e o ouro eram amarelos, os Egípcios associaram esta cor à eternidade.
  • Verde (uadj): era produzido a partir da malaquite do Sinai. Simboliza a regeneração e a vida; a pele do deus Osíris poderia ser também pintada a verde.
  • Azul (khesebedj): obtido a partir da azurite (carbonato de cobre) ou recorrendo-se ao óxido de cobalto. Estava associado ao rio Nilo e ao céu.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal

Lucas Suzuki 6F Sala B13 Número:19

Nenhum comentário:

Postar um comentário