Imagem Grega e Romana

Imagem Grega e Romana

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

PINTURA DO ANTIGO EGITO






A pintura do Antigo Egito significou um ressurgimento da pintura, muitos anos após às pinturas rupestres. Os artistas egipcios eram muito interessados na arquitetura e na escultura, por isso muitas das pinturas que foram encontradas são decorações de tumbas.
É uma pintura simbólica.Existe uma lei sobra as pinturas que é muito importante: todas as pessoas devem estar de perfil!!! (vide imagem abaixo)




São bem definidas e o tamanho e posição das figuras no espaço são rigidamente colocados na pintura. Os traços são estilizados e a cor é aplicada em manchas uniformes.
No Antigo Egito a pintura aplica-se também com o culto dos mortos, como túmulos de faraó cujas paredes se recriam cenas de caça, pesca, banquetes ou danças. Porem, egípcios ricos também tinham murais em casa. Outras pinturas podem ser encontradas em papiros junto com hieróglifos.A arte egípcia apreciava muito as cores. As estátuas, o interior dos templos e dos túmulos eram profusamente coloridos.
A passagem do tempo fez com que se perdessem as cores originais que cobriam as superfícies dos objetos e das estruturas.




as cores eram obtidas dessa maneira:

Preto (kem): era obtido a partir do carvão de madeira ou de pirolusite (óxido de manganésio do deserto do Sinai). Estava associado à noite e à morte, mas também poderia representar a fertilidade e o nascimento. Este último aspecto encontra-se relacionado com as inundações anuais do Nilo, que trazia uma terra que fertilizava o solo. Na arte o preto era utilizado nas sobrancelhas, perucas, olhos e bocas. O deus Osíris era muitas vezes representado com a pele negra, assim como a rainha considerada como deusa Ahmés-Nefertari.

Branco (hedj): obtido a partir da cal (Óxido de cálcio (CaO), que forma a base de um grande número de pedras, como o mármore, o granito e etc) ou do gesso, era a cor da pureza e da verdade. Como tal era utilizado artisticamente nas roupas dos sacerdotes, por exemplo.As casas as flores e os templos eram também pintados a branco.





Vermelho (decher): obtido a partir de ocres. O seu significado era ambivalente: por um lado representava a energia, o poder e a sexualidade, por outro lado estava associado ao maléfico deus Set, cujos olhos e cabelo eram pintados a vermelho, bem como ao deserto, local que os egípcios evitavam. Era de vermelho que se pintava a pele dos homens.


Amarelo (ketj): para criarem o amarelo, os egípcios recorriam ao óxido de ferro hidratado (limonite).Já que o sol e o ouro eram amarelos, os egípcios associaram esta cor à eternidade. As estátuas dos deuses eram feitas a ouro, assim como os objetos funerários do faraó, como as máscaras.


Verde (uadj): era produzido a partir da malaquite do Sinai. Simboliza a regeneração e a vida; a pele do deus Osíris poderia ser também pintada a verde.


Azul (khesebedj): obtido a partir da azurite (carbonato de cobre) ou recorrendo-se ao óxido de cobalto. Estava associado ao rio Nilo e ao céu.








Informações obtidas no site: http://www.wikipedia.com.br/


Gabriel N°10 6F

Nenhum comentário:

Postar um comentário