A pintura mural
A pintura mural da Pequena Tumba de Vergina é o mais antigo exemplo, com riqueza emocional, datada de 336 - 317 a.C.. A fachada é decorada com uma grande cena de caça ao leão, com gradações de cor e sombreado.
O Rapto de Perséfone, de autor anônimo, na Pequena Tumba Real em Vergina, século IV a.C.
Temos também um grande mosaico, a pintura de Folixeno de Erétria, século IV a.C., que mostra o combate entre Alexandre e Dario.
Mosaico que talvez seja uma reprodução de uma pintura de Folixeno, século IV a.C.
Dos artistas gregos foram notáveis Zeuxis, Demétrius e Parrásios, e sobretudo Apeles que era considerado o maior da Grécia antiga, um artista de transição entre o classicismo e o helenismo, introdutor de inovações técnicas, autor de um tratado sobre pintura que se perdeu, e pintor oficial de Alexandre o Grande. Parece que um painel encontrado em Pompéia seja uma cópia da Afrodite Anadiômene de Apeles.
Acredita-se que este mural de Pompéia seja baseado em uma Afrodite pintada por Apeles.
As técnicas
Os gregos desenvolveram a representação com ilusão de tridimensionalidade através de sombreado e de elementos de perspectiva, inovações ocorridas por volta do século V a.C.. Até essa época a representação era plana e linear com a cor preenchendo áreas definidas por um contorno. Outra característica da fase clássica foi a redução da paleta para quatro cores: vermelho, amarelo, branco e preto, com o restante das cores reintroduzidas na transição para o helenismo. Na Grécia antiga não existia uma palavra específica para a arte, tanto é que era chamada de techné, técnica ou artesania, mas nem por isso os artistas não tinham orgulho dos trabalhos que faziam. A prova disso é que muitos artistas assinavam suas obras para deixar eterna a sua própria memória. Essa visão da Grécia antiga distinguia-se totalmente da contemporânea.
Pintura de estátuas e arquitetura
A pintura decorativa sobre estatuária e arquitetura era elemento importante da arte grega. Atualmente se sabe que a escultura grega recebia pigmentação e vários detalhes da arquitetura eram coloridos.
Reprodução moderna do sarcófago de Alexandre o Grande, com proposta de reconstituição da policromia original
Pintura na cerâmica grega
A maior parte das pinturas gregas é encontrada em vasos para uso decorativo ou utilitário de cerâmica. A pintura grega na cerâmica é uma arte que merece atenção pela enorme quantidade de peças que sobreviveram até os dias de hoje, possibilitando descobrirmos muitos detalhes sobre suas origens, sua evolução e sua influência sobre outras culturas.
A história da pintura dos vasos gregos pode ser dividida em:
- Estilo Protogeométrico - aproximadamente 1050 a.C.;
- Estilo Geométrico - aproximadamente 900a.C.;
- Estilo Arcaico - aproximadamente 750 a.C.;
- Pinturas negras - aproximadamente 700 a 600 a.C.;
- Pinturas vermelhas - aproximadamente 530 a. C..
Durante os períodos Protogeométrico e Geométrico a cerâmica grega foi decorada com projetos abstratos. Exemplos de obras desses períodos podem ser encontradas no sítio arqueológico de Lefkandi e no cemitério de Dypilon, em Atenas.
Dypilon: fragmento de vaso do período tardo geométrico, c. 725-720 a.C. Louvre
Posteriormente deu-se uma evolução estética e os temas passaram a ser figuras humanas. Batalhas e cenas de caçadas também eram populares.
No período arcaico a pintura grega lembrava a egípcia, com todos os símbolos e detalhes usados de forma a simplificar o desenho, com os pés sempre de lado e os rostos de perfil com o olho virado para a frente, além da firmeza e do equilíbrio comum a esta.
As pinturas representavam o cotidiano das pessoas e cenas mitológicas como deuses e semideuses.
Pinturas negras
Figuras pintadas de preto, permanecendo o fundo com a cor natural da argila. Após a pintura o contorno e o interior do desenho eram riscados com uma ferramenta pontiaguda, de forma que a tinta preta fosse retirada. Exéquias foi o maior artista desse estilo.
Exéquias: Dionísio em seu barco, c. 530 a.C., figura negra, Staatliche Antikensammlungen, Munique
Pinturas vermelhas
Em 530 a.C. um discípulo de Exéquias resolveu inverter o esquema de cores, ficando o fundo preto com as figuras da cor vermelha do barro cozido.
Pintor de Berlin: Dionísio segurando um cântaro, c. 490-480 a.C., exemplo do estilo de figura vermelha. Louvre
A influência na pintura contemporânea
O afresco é a pintura mural mais antiga e resistente da história da arte, que representa para a pintura contemporânea, o que representa o Latim para as línguas neolatinas. Esta técnica era conhecida e utilizada por gregos e romanos. Afrescos de todas as épocas podem ser admirados na Itália e vários deles são obras primas da arte ocidental.
Bibliografia e links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pintura da Gr%C3%A9cia Antiga
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_da_Gr%C3%A9cia_Antiga
http://pt.wikipedia.org/wiki/Afresco
Guilherme Pinho Cicivizzo n12 6F
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